O Novo Marco Legal do Saneamento Básico deve trazer muitas mudanças. Por isso, é natural que pessoas envolvidas direta e indiretamente com o setor de saneamento tenham dúvidas sobre o que fazer a partir de agora. Sancionado em julho de 2020, o Novo Marco Legal do Saneamento Básico tem o objetivo de universalizar e trazer mais qualidade ao saneamento básico no Brasil. Atualmente, são mais de 35 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada, e mais de 100 milhões ainda não contam com serviços de coleta de esgoto. Por isso, até 2033, a iniciativa deverá beneficiar 99% da população com o acesso à água potável, e 90% terá acesso a tratamento e coleta de esgoto.
Qual é a relação entre eficiência energética e o Novo Marco Legal do Saneamento Básico?
Atualmente, os motores elétricos representam entre 90% e 95% da energia elétrica consumida nas empresas de saneamento e participam de praticamente todo o ciclo do saneamento, sendo utilizados tanto na captação de água bruta (tratamento, distribuição e coleta) quanto no tratamento de efluentes. com o aumento da eficiência dos equipamentos, uma vez que o custo operacional será diretamente impactado. Equipamentos eficientes aliados a uma nova e ampla regulamentação trarão maior segurança a todas as partes envolvidas, assim como promoverão a prestação de serviços com maior qualidade.
Soluções WEG para eficiência energética no saneamento
A busca por sistemas mais eficientes é tema de constante debate no setor de saneamento, pois a energia elétrica é um dos fatores de maior custo e preocupação quanto à sustentabilidade para o futuro. Pensando em estar sempre à frente no mercado, a WEG já está pronta para atender as demandas que surgirão com a nova lei.
Soluções WEG para monitoramento
Entre em contato através dos nossos canais de comunicação
chame no whatsapp +55 51 99766-0087
Deixe um comentário