As vantagens da integração e autonomia das máquinas preconizadas pela Indústria 4.0 podem ser obtidas pelas empresas independentemente de segmento ou porte. Diferente do que se pode imaginar, as tecnologias que integram mundo físico e virtual são aplicáveis também a pequenas e médias empresas.
Assim como nas grandes indústrias, esta adesão demanda mudanças e investimentos para atingir o patamar tecnológico, inclusive na forma de gerir o negócio. Ou seja, ela afeta todos os setores além do ambiente fabril propriamente, inclusive o cliente, que através de novos recursos passa a demandar e participar do processo produtivo, a exemplo dos produtos personalizados.
No Brasil, algumas empresas menores já iniciaram o processo de digitalização com foco no aumento de produtividade. O movimento ainda é lento, porém gradativo, e segundo os especialistas deve ser determinante para distinguir quem vai ou não permanecer competitivo no mercado.
A migração para os conceitos da Indústria 4.0 pode ser feita gradativamente e de diferentes formas, a depender dos recursos disponíveis e resultados desejados. O uso de sensores de monitoramento, fazer retrofit dos equipamentos, e integrar os indicadores em uma base única são exemplos de ações para aproximar as pequenas e médias empresas da quarta revolução industrial.
Entre em contato através dos nossos canais de comunicação:
sulweg@motoreletrico.net
sulweg4@motoreletrico.net
chame no whatsapp +55 51 99766-0087 / 51 993549323
Deixe um comentário